As embalagens flexíveis, como o próprio nome sugere, são capazes de se adaptar ao formato do produto, o que garante maior versatilidade e praticidade ao empreendedor. Afinal, é possível usar o mesmo modelo para embalar diferentes alimentos.
Quer entender mais sobre esse tipo de embalagem, além de descobrir as vantagens e formas de utilizá-la? Acompanhe o artigo!
Como são feitas as embalagens flexíveis?
Geralmente, as embalagens flexíveis são confeccionadas em plástico, por ser um material bastante maleável, resistente e com capacidade de ser moldado em condições especiais, como calor e pressão.
Essa matéria-prima também se destaca por ser transparente e possuir um visual moderno, o que ajuda seu produto a se sobressair, além de possibilitar a visualização do alimento sem que haja contato direto com o produto.
Desta forma, há ganhos tanto na questão estética, como também no quesito segurança alimentar, pois evita a contaminação de bactérias e vírus.
Vale mencionar que o plástico permite que os alimentos sejam carregados, armazenados, abertos e consumidos facilmente, o que para o nosso dia a dia agitado é muito bom.
Ainda há versões que contêm zíper (ou zip), que oferecem ainda mais funcionalidade e praticidade ao consumidor. Esse sistema abre e fecha é um ótimo aliado contra o desperdício de alimentos que são jogados fora devido a falta de proteção de uma embalagem.
Vantagens de optar por embalagens flexíveis
Sem dúvidas, o principal benefício de contar com embalagens flexíveis em seu negócio é a maleabilidade que elas oferecem, ou seja, a capacidade de acondicionar os conteúdos, se adaptando ao tamanho, formato e estado físico do alimento, seja sólido ou líquido.
Pense que há uma infinidade de produtos que necessitam ser embalados para garantir proteção contra umidade, calor, ar, bactérias e outras formas de contaminação. Agora, imagine como é prático ter um único modelo capaz de proteger os mais diversos itens, desde produtos alimentícios a até mesmo cosméticos, medicamentos, rações, entre outros.
Outro ponto que merece atenção é a tendência (a nível mundial) dos consumidores preferirem uma embalagem funcional, como é o caso da versão flexível.
Para atender às novas necessidades do mercado, as embalagens precisam oferecer facilidade de abertura, melhor preservação do produto após aberto e boas formas de manipulação do alimento. Seguir esse movimento o quanto antes te coloca a frente dos seus concorrentes!
Gostou de conhecer mais sobre as embalagens flexíveis? Leia também sobre os diferentes tipos de embalagens para o seu negócio.
Para encontrar as melhores opções para seu negócio, acesse o site da Plasul e conheça nosso catálogo de produtos!