Tipos de Embalagens — Confira as Melhores Para o Seu Negócio!

Quem trabalha no ramo alimentício sabe que embalar bem os produtos é fundamental para garantir a proteção dos alimentos, satisfação dos clientes e agregar valor ao produto. Por isso, a escolha dos tipos de embalagens ideais para o seu negócio é uma importante decisão.

Entretanto, vale lembrar que essa escolha varia de acordo com o produto que você irá vender. Para te ajudar, conheça os principais modelos de embalagens e para quais situações são indicados. Assim, fica mais fácil tomar uma decisão certeira!

Quais os principais tipos de embalagens disponíveis?

Quando trabalhamos no setor de alimentos, um dos principais fatores que você deve se atentar é referente a segurança alimentar. Para proteger os produtos que comercializa, além de conservá-los por mais tempo e evitar desperdícios, é indispensável garantir boas embalagens.

Há diferentes tipos de embalagens disponíveis no mercado — desde as de isopor para hambúrgueres até as de plástico ideais para produtos de confeitaria. Por isso, se informar sobre todas as possibilidades é essencial.

Confira agora as algumas das opções conforme o tipo de material:

Alumínio

As embalagens de alumínio protegem os alimentos contra a ação da luz, do oxigênio e da umidade. Além disso, também ajudam a preservar o sabor, os nutrientes e a qualidade da comida. 

Por essa razão são tão indicadas para comercializar diversos tipos de alimentos, especialmente marmitas e, uma grande tendência, os pratos fitness. 

Outra vantagem é a resistência a variação de temperaturas, já que é possível congelar alimentos embalados no alumínio. Também são totalmente recicláveis!

Plástico

Dentre os tipos de embalagens existentes, o plástico é o que oferece maior variação de modelos. Ele está presente em sacos, garrafas, caixas e potes dos mais diversos estilos, tamanhos e capacidade de armazenamento. 

Essas embalagens ajudam a conservar o alimento por mais tempo, ao mesmo tempo que preserva o sabor e o valor nutricional.

É uma excelente alternativa para quem trabalha com variedade de produtos, já que há formatos que podem embalar:

  • doces, como brigadeiros, bolo de pote e tortas;
  • salgados;
  • sopas;
  • refeições;
  • pizzas;
  • castanhas;
  • sushis — as famosas barcas;
  • panetones;
  • sanduíches;
  • e muito mais.

O mais interessante é que é possível encontrar esse material disponível em versões que podem ir ao microondas e ao freezer. Assim, garante mais praticidade ao usuário, que não precisará mudar de recipiente, além de segurança, já que é um material que pode ser exposto a variações climáticas sem danificar o produto.

Além disso, por serem normalmente transparentes, permitem a fácil identificação do produto. Assim, seu cliente pode ver os produtos sem tocá-lo, o que evita danos e contaminações. Excelente alternativa para produtos que ficam expostos, como itens em padarias e mercados.

Isopor

Já as embalagens de isopor são interessantes pois são leves, práticas, impermeáveis e não proliferam bactérias ou fungos. Elas também contribuem para a conservação do alimento, já que o material é um excelente isolante térmico que ajuda a manter a comida fresca por mais tempo.

Outra vantagem é que, por ser leve, é mais fácil garantir que não haverá danos de quebras durante o transporte. 

Esse material é bastante utilizado para embalar pratos, por isso, está muito presente em restaurantes que vendem marmitex. Também há versões exclusivas para hambúrguer e frango assado.

Existem também os copos de isopor, utilizados para servir tanto bebidas quentes, como café e chocolate, como também para servir bebidas frias, como chá gelado.

Papelão

Por fim, ainda é possível colocar seus produtos em embalagens de papelão. Essa versão tem finalidades mais específicas, como facilitar o transporte e o armazenamento. O material é muito comum de ser utilizado para embalar bolos, pizzas e docinhos de festa, por exemplo. 

Uma grande vantagem é o fato do material ser sustentável, entretanto, vale lembrar que essa opção é indicada somente para alimentos secos, já que não é resistente à água. 

Por que é importante escolher as melhores embalagens para meu negócio?

A embalagem do produto tem influência direta no sucesso de vendas, pois é capaz de impactar na forma que o cliente enxerga sua marca. A praticidade e a capacidade de conservação dos alimentos são pontos importantes no ramo alimentício.

Como vimos, há diversos tipos de embalagens que podem ser utilizados para proteger seus produtos. A escolha dependerá do tipo de alimento que você irá comercializar, já que cada material tem suas indicações.

Afinal, não adianta nada oferecer um bom produto e não embalá-lo corretamente, já que essa atitude pode prejudicar tanto no sabor e na conservação de nutrientes, como também na aparência e textura.

Ofereça sempre soluções de qualidade! Para isso, conte com a Plasul Embalagens. Nós somos uma empresa com experiência e tradição, que oferece produtos com ótimos preços. 

Acesse o site da Plasul e conheça nosso catálogo completo de produtos!

Assine nossa newsletter para receber novidades
[gravityform id="1" title="false" description="false"]