Você Sabe Qual a Importância de Trabalhar com Embalagens Recicláveis?

Você Sabe Qual a Importância de Trabalhar com Embalagens Recicláveis?

Já reparou que a proteção ambiental é um tema que está cada vez mais em alta no mundo inteiro? Independentemente do seu nicho de atuação, é importante seguir práticas sustentáveis para se adequar a essa realidade e uma das formas de cumprir esse requisito é utilizar embalagens recicláveis.

Isso porque, essas embalagens para produtos e alimentos ajudam a reduzir os danos causados à natureza por meio do descarte. Quer entender mais sobre o assunto? Leia o artigo!

O que são embalagens recicláveis?

Sabia que cerca de um terço do lixo doméstico é composto por embalagens? Destas, 80% são descartadas após serem utilizadas apenas uma vez.

Por essa razão, quando sua empresa opta por embalagens recicláveis, contribui para diminuir o consumo desenfreado dos recursos naturais e reduzir o impacto ambiental no planeta.

Conheça algumas opções de embalagens recicláveis que são boas alternativas para proteger seus produtos:

  • alumínio: apesar de depender de atividade mineradora, esse material é altamente reciclável e atóxico para o organismo;
  • papel e papelão: são versáteis, podem proteger inúmeros tipos de produtos. Contudo, a cada reciclagem, o papel vai perdendo a qualidade e a possibilidade de ser reciclado;
  • plástico: pode ser reprocessado para a fabricação de novos produtos e embalagens. Entretanto, nem todos os tipos podem ser utilizados para reciclagem, fique atento! Alguns exemplos de plásticos recicláveis são o polipropileno, polietileno, PVC (policloreto de polivinila) e o PLA (poli ácido lático).

Importância de trabalhar com soluções sustentáveis

Além de ser uma maneira de respeitar o meio ambiente, quando sua empresa visa soluções sustentáveis também se beneficia de outras maneiras. Confira algumas vantagens:

  • publicidade positiva: favorece o fortalecimento da sua marca perante o cliente;
  • engajamento dos colaboradores: ações de sustentabilidade ajudam a engajar;
  • lucratividade: muitos acreditam que embalagens recicláveis são mais caras, mas na verdade agregam valor ao produto, o que ajuda a gerar lucro.

Vale ainda ressaltar que os consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente. Por essa razão, escolhem com cautela as marcas que consomem ou deixam de consumir de acordo com o posicionamento da empresa quanto à preservação da natureza.

Por outro lado, quando a marca é sustentável, ganha uma vantagem competitiva diante dos seus concorrentes. Também é mais fácil conquistar um público fiel que reforça a imagem do seu negócio e se torna até mesmo defensor da sua marca.

Gostou de descobrir mais sobre as embalagens recicláveis? Para conferir mais artigos como este, siga acompanhando o blog da Plasul Embalagens.

Assine nossa newsletter para receber novidades
[gravityform id="1" title="false" description="false"]