Sabia que vender ovo de colher é uma ótima oportunidade para conseguir uma grana extra na Páscoa? Isso porque, nos últimos anos, os ovos caseiros tiveram mais demanda que os de grandes marcas.
Porém, para empreender nessa época do ano é preciso aplicar algumas estratégias certeiras. Caso contrário, você pode trabalhar bastante e não ter nenhum lucro. Para te guiar, preparamos este artigo. Acompanhe!
1. Planeje-se
Qualquer empreendimento deve começar com o planejamento, mesmo que seja algo sazonal para determinada época do ano. Fazer um bom plano de negócios é fundamental para tirar sua ideia do papel e lucrar na Páscoa.
Seu planejamento deve responder às seguintes perguntas:
- quem será seu público-alvo?;
- quanto você gastará na produção de cada ovo de colher?;
- quanto poderá cobrar para ter lucro?;
- como irá divulgar seu negócio?;
- qual será seu diferencial?
2. Saiba precificar o ovo de colher
Um dos principais motivos que podem fazer a Páscoa não ser tão lucrativa é a má precificação dos seus produtos, tanto para mais quanto para menos.
Você precisa saber exatamente quanto irá gastar para produzir cada ovo — desde os ingredientes até a embalagem, sem esquecer o valor da sua mão de obra e formas de entrega.
Também não adianta estipular um custo alto para ter um lucro elevado, pois se seu preço não for atrativo, ninguém irá comprar.
Por isso, não deixe de fazer uma pesquisa de mercado para descobrir quanto seus concorrentes costumam cobrar. Não fuja muito da média!
3. Garanta os equipamentos necessários
A boa notícia é que não é necessário um grande investimento para fazer ovos de colher. Você pode usar seus próprios utensílios — como panelas, talheres e recipientes — itens que toda cozinha possui.
Você só precisará garantir formas de acetato em formato de ovo e caixas de ovos de colher. Ambas as opções estão disponíveis na Plasul Embalagens pelos preços mais competitivos do mercado.
4. Invista em boas receitas de ovo de colher
Após fazer seu planejamento e garantir todo material necessário é hora de pensar na confecção dos ovos em si. O preparo é simples, então, mesmo que você não tenha muita familiaridade com a cozinha, conseguirá fazer doces deliciosos.
Antes de começar a vender, treine até achar o ponto certo do ovo e dos recheios. Incremente receitas, crie novos sabores e teste combinações diferentes. Inovar é uma ótima maneira de conquistar um diferencial diante da concorrência!
É importante também oferecer um cardápio diversificado, com sabores que são sucesso de vendas, pois todos adoram como:
- Nutella e Leite Ninho;
- Leite Ninho com Morango;
- Nutella com Morango;
- Brigadeiro;
- Mousse de Maracujá;
- Doce de Leite;
- Prestígio;
- Bicho de Pé.
Não esqueça de incluir opções diferenciadas:
- Caipirinha;
- Brigadeiro de Whisky;
- Churros;
- Paçoca;
- Brownie;
- Cheesecake de Oreo;
- Creme Brûlée;
- Banana Caramelada.
Vale ainda incluir ovos light, diet e veganos para abranger um público maior e ter opção para todos.
Porém, cuidado com o excesso de sabores. Na teoria, parece incrível oferecer tanta variedade aos seus clientes, mas na prática dará muito trabalho.
Vá com calma e sempre trabalhe com encomendas. Só comece a produção após o pagamento da garantia, pelo menos.
5. Capriche na apresentação
Uma boa apresentação faz toda a diferença, pois desperta o desejo de consumo no cliente. Inclusive, vale lembrar que quando se trata de alimentos, a aparência é a chave para o sucesso das vendas. Capriche na decoração dos ovos (adicione chocolates, bombons, granulados, frutas, etc) e dê uma atenção especial à embalagem.
Atualmente, há caixas de ovo de colher decoradas e que acompanham colherzinhas descartáveis que dão um toque especial à composição.
6. Divulgue seu negócio
Por fim, é hora de tornar seu empreendimento conhecido para atrair sua clientela. Comece pensando em um nome para o seu negócio e, em seguida, crie páginas comerciais no Facebook e Instagram.
Tire boas fotos para publicar nas redes sociais para deixar seus seguidores com água na boca. E, para que suas publicações tenham um alcance maior e te proporcione mais clientes em potencial, invista nos anúncios patrocinados, com base na localização (próximo a você), idade, gênero e interesses do público-alvo.
A divulgação on-line é importante, mas não é tudo. O boca-a-boca também traz ótimos resultados e te ajudará a prosperar. Conte para seus amigos, familiares, colegas de trabalho e vizinhos sobre seu empreendimento.
Gostou de descobrir sobre vendas de ovo de colher? Leia mais sobre como ganhar dinheiro na Páscoa e confira mais dicas para que seu negócio sazonal seja um sucesso!
Nós fizemos uma lista de produtos para você empreender nessa época do ano. Confira a seleção de Páscoa da Plasul e garanta todos os itens necessários para a produção dos seus ovos.