Quando o Whatsapp surgiu, ele era usado apenas como passatempo. Depois, as empresas viram uma oportunidade de utilizá-lo como um modo prático para se comunicarem com seus clientes de forma gratuita, funcionando como um atendimento para dúvidas e reclamações. Atualmente, além da comunicação, é fundamental que as empresas saibam também como vender por WhatsApp.
Com o passar do tempo, os recursos desta rede social estão se tornando cada vez mais essenciais às empresas, principalmente para restaurantes com o serviço delivery.
Em decorrência disso, surgiu o WhatsApp Business, programado para gerar um canal entre empresas e consumidores e, ao mesmo tempo, estruturar oportunidades de negócio.
Quer saber mais sobre o assunto e entender como vender por Whatsapp? Veja este artigo e confira sete dicas valiosas para o seu restaurante!
Como utilizar o Whatsapp Business?
O Whatsapp Business não é o mesmo WhatsApp que as pessoas costumam usar no dia a dia. Ele tem o foco empresarial, como o próprio nome sugere.
Sendo assim, essa ferramenta funciona com recursos únicos, como:
- estatísticas de uso;
- mensagens automáticas;
- etiquetas para organizar conversas;
- catálogos de produtos;
- dentre outros.
Para ter uma conta profissional é necessário realizar o download do “WhatsApp Business”. Para baixá-lo é simples! Tudo o que você precisa fazer é:
- abrir a App Store ou Play Store;
- digitar o nome do aplicativo “WhatsApp Business” na barra de pesquisa;
- clicar em “instalar”;
- aguardar a finalização do processo.
Após configurar o aplicativo e preencher todas as informações sobre o seu restaurante, principalmente horário de funcionamento, você já pode começar a utilizá-lo para atender seus clientes.
Dicas de como vender por Whatsapp no seu restaurante
Você já viu alguns recursos disponíveis no app e o passo a passo para criar uma conta profissional. Agora está na hora de conferir as dicas para saber como vender por Whatsapp!
1- Receba pedidos além de só realizar atendimentos pelo app
Quase todo mundo tem uma conta no Whatsapp, então por que não agilizar as vendas e oferecer essa facilidade aos seus clientes?
Ao invés de ter o app apenas para atendimento, esclarecendo dúvidas e tendo contato mais próximo com o cliente, disponibilize também o canal para que eles tenham acesso ao cardápio, possam tirar dúvidas relacionadas ao pedido e, claro, escolher os pratos que desejam.
2- Humanize o atendimento
De nada vale oferecer atendimento pela ferramenta e não explorar todo o seu potencial.
Por isso, treine sua equipe para que ela atenda os clientes de forma séria e profissional, mas também flexível e dinâmica, como se fosse, de fato, uma “conversa”.
Busque evitar respostas curtas, abreviadas e erros ortográficos e gramaticais ao enviar as mensagens.
Outro ponto importante é interagir com o cliente, ouvindo-o, disposto a atender seus pedidos e principalmente abrir exceções no cardápio ou entrega, tratando cada caso como único.
3 – Otimize processos internos
Utilize o aplicativo também para fazer compras com empresas parceiras e garantir que erros operacionais não aconteçam.
Se você tem uma pizzaria, mantenha contato com seus fornecedores a fim de evitar que acabe as caixas de pizza durante os pedidos, por exemplo.
Assim, você evita perder vendas por falta de equipamentos ou materiais de apoio da cozinha.
4 – Divulgue seu canal de atendimento
Já que o seu objetivo é vender mais pelo Whatsapp, é importante que você faça o uso desse canal de atendimento para se tornar conhecido pelas pessoas.
Nesse caso, coloque o número do seu restaurante em anúncios, redes sociais, campanhas de marketing e aplicativos de delivery.
Assim, os clientes saberão como entrar em contato para serem atendidos.
5 – Peça avaliação
O cliente busca a sensação de ser surpreendido a todo momento, e o feedback é uma boa estratégia para que seu restaurante consiga fazer isso!
Ao final de todo atendimento, disponibilize um formulário ou envie uma mensagem perguntando sobre a experiência daquela pessoa com o estabelecimento e se ela tem alguma observação a ser feita.
Os consumidores podem fazer comentários que você nem imagina, sobre a entrega, o contato com o entregador, a embalagem do alimento e por aí vai.
Os resultados dessas avaliações devem servir como base para o restaurante aprimorar o serviço prestado e entrar em um processo de melhoria contínua. Assim, você melhora sua forma de vender e ainda mostra preocupação com a opinião do cliente, podendo conseguir fidelizá-lo com este pequeno gesto.
6 – Faça prospecção
Faz tempo que aquele cliente fiel não faz um pedido? Mande uma mensagem, talvez tenha acontecido algo!
Você precisa vender mais, e ser visto com frequência é parte indispensável do processo.
Evite mensagens invasivas como “por que você nunca mais pediu com a gente?”. Em vez disso, opte por mensagens criativas, como: “Olá, (nome do cliente). O que acha de jantar seu prato favorito hoje?”.
Interações como essa fazem o cliente se sentir exclusivo e satisfeito com o atendimento.
7 – Ofereça condições especiais
Ainda seguindo a linha do tópico acima, priorize pessoas que já compram com o restaurante, pois clientes fiéis voltam e ainda indicam o serviço para amigos e parentes.
No WhastApp Business, etiquete consumidores especiais e crie um clube “VIP” com cupons de desconto, cortesias, condições especiais e demais promoções.
Agora que você já sabe como vender por WhatsApp, descubra como fazer a propaganda de delivery do seu restaurante pelas redes sociais!