Como Vender Por Whatsapp? — 7 Dicas Para o Seu Restaurante

Quando o Whatsapp surgiu, ele era usado apenas como passatempo. Depois, as empresas viram uma oportunidade de utilizá-lo como um modo prático para se comunicarem com seus clientes de forma gratuita, funcionando como um atendimento para dúvidas e reclamações. Atualmente, além da comunicação, é fundamental que as empresas saibam também como vender por WhatsApp.

Com o passar do tempo, os recursos desta rede social estão se tornando cada vez mais essenciais às empresas, principalmente para restaurantes com o serviço delivery.

Em decorrência disso, surgiu o WhatsApp Business, programado para gerar um canal entre empresas e consumidores e, ao mesmo tempo, estruturar oportunidades de negócio.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como vender por Whatsapp? Veja este artigo e confira sete dicas valiosas para o seu restaurante!

Como utilizar o Whatsapp Business?

O Whatsapp Business não é o mesmo WhatsApp que as pessoas costumam usar no dia a dia. Ele tem o foco empresarial, como o próprio nome sugere.

Sendo assim, essa ferramenta funciona com recursos únicos, como:

  • estatísticas de uso;
  • mensagens automáticas;
  • etiquetas para organizar conversas;
  • catálogos de produtos;
  • dentre outros.

Para ter uma conta profissional é necessário realizar o download do “WhatsApp Business”. Para baixá-lo é simples! Tudo o que você precisa fazer é:

  • abrir a App Store ou Play Store;
  • digitar o nome do aplicativo “WhatsApp Business” na barra de pesquisa;
  • clicar em “instalar”;
  • aguardar a finalização do processo.

Após configurar o aplicativo e preencher todas as informações sobre o seu restaurante, principalmente horário de funcionamento, você já pode começar a utilizá-lo para atender seus clientes.

Dicas de como vender por Whatsapp no seu restaurante

Você já viu alguns recursos disponíveis no app e o passo a passo para criar uma conta profissional. Agora está na hora de conferir as dicas para saber como vender por Whatsapp!

1- Receba pedidos além de só realizar atendimentos pelo app

Quase todo mundo tem uma conta no Whatsapp, então por que não agilizar as vendas e oferecer essa facilidade aos seus clientes?

Ao invés de ter o app apenas para atendimento, esclarecendo dúvidas e tendo contato mais próximo com o cliente, disponibilize também o canal para que eles tenham acesso ao cardápio, possam tirar dúvidas relacionadas ao pedido e, claro, escolher os pratos que desejam.

2- Humanize o atendimento

De nada vale oferecer atendimento pela ferramenta e não explorar todo o seu potencial.

Por isso, treine sua equipe para que ela atenda os clientes de forma séria e profissional, mas também flexível e dinâmica, como se fosse, de fato, uma “conversa”.

Busque evitar respostas curtas, abreviadas e erros ortográficos e gramaticais ao enviar as mensagens.

Outro ponto importante é interagir com o cliente, ouvindo-o, disposto a atender seus pedidos e principalmente abrir exceções no cardápio ou entrega, tratando cada caso como único.

3 – Otimize processos internos

Utilize o aplicativo também para fazer compras com empresas parceiras e garantir que erros operacionais não aconteçam.

Se você tem uma pizzaria, mantenha contato com seus fornecedores a fim de evitar que acabe as caixas de pizza durante os pedidos, por exemplo.

Assim, você evita perder vendas por falta de equipamentos ou materiais de apoio da cozinha.

 4 – Divulgue seu canal de atendimento

Já que o seu objetivo é vender mais pelo Whatsapp, é importante que você faça o uso desse canal de atendimento para se tornar conhecido pelas pessoas.

Nesse caso, coloque o número do seu restaurante em anúncios, redes sociais, campanhas de marketing e aplicativos de delivery.

Assim, os clientes saberão como entrar em contato para serem atendidos.

5 – Peça avaliação

O cliente busca a sensação de ser surpreendido a todo momento, e o feedback é uma boa estratégia para que seu restaurante consiga fazer isso!

Ao final de todo atendimento, disponibilize um formulário ou envie uma mensagem perguntando sobre a experiência daquela pessoa com o estabelecimento e se ela tem alguma observação a ser feita.

Os consumidores podem fazer comentários que você nem imagina, sobre a entrega, o contato com o entregador, a embalagem do alimento e por aí vai.

Os resultados dessas avaliações devem servir como base para o restaurante aprimorar o serviço prestado e entrar em um processo de melhoria contínua. Assim, você melhora sua forma de vender e ainda mostra preocupação com a opinião do cliente, podendo conseguir fidelizá-lo com este pequeno gesto.

 6 – Faça prospecção

Faz tempo que aquele cliente fiel não faz um pedido? Mande uma mensagem, talvez tenha acontecido algo!

Você precisa vender mais, e ser visto com frequência é parte indispensável do processo.

Evite mensagens invasivas como “por que você nunca mais pediu com a gente?”. Em vez disso, opte por mensagens criativas, como: “Olá, (nome do cliente). O que acha de jantar seu prato favorito hoje?”.

Interações como essa fazem o cliente se sentir exclusivo e satisfeito com o atendimento.

 7 – Ofereça condições especiais

Ainda seguindo a linha do tópico acima, priorize pessoas que já compram com o restaurante, pois clientes fiéis voltam e ainda indicam o serviço para amigos e parentes.

No WhastApp Business, etiquete consumidores especiais e crie um clube “VIP” com cupons de desconto, cortesias, condições especiais e demais promoções.

Agora que você já sabe como vender por WhatsApp, descubra como fazer a propaganda de delivery do seu restaurante pelas redes sociais!

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