Como Funciona O QR Code Nas Embalagens?

como usar o qr code em embalagens?

Você sabia que é possível utilizar o QR Code em embalagens? Essa é uma tecnologia que surgiu em 1994, mas teve maior destaque em 2011, quando os empreendedores varejistas começaram a usar em seus produtos. 

Entender como essa inovação funciona e como ela pode ser usada da maneira correta, podendo trazer diversos benefícios para o seu negócio, é fundamental.

Neste artigo você verá:

  • o que é QR Code?
  • 3 funcionalidades do QR Code nas embalagens.

 O que é QR Code?

O QR Code (Quick Response Code ou Código de Resposta Rápida em português), é um código de barras bidimensional, que pode ser escaneado pela maioria dos smartphones, por meio da câmera.  

Apesar de ter sido criado em 1994 e ficado muito conhecido em 2011, ainda restam muitas dúvidas se o QR Code é uma boa opção para ser utilizado em embalagens. 

Enquanto o código de barras comuns conseguem passar informações limitadas, o QR Code pode fornecer uma grande variedade de dados, com até 7 mil caracteres, como informações dos produtos, por meio da URL do site.

Então, tê-lo impresso nas suas embalagens pode oferecer diversos benefícios para a sua marca se tornar ainda mais apreciada pelos consumidores.

Para gerar o Qr Code, você encontra alguns sites que disponibilizam gratuitamente. Entre eles estão:

  • www.the-qrcode-generator.com;
  • www.qrcode-monkey.com;
  • goqr.me.

3 funcionalidade do QR Code nas embalagens

Existem três principais funcionalidades do QR Code nas embalagens que podem servir como um diferencial da sua marca em relação aos seus concorrentes. São elas:

  • passar informações relevantes;
  • gestão e controle de estoque;
  • otimização da experiência com o cliente.

Para você entender melhor como utilizar cada uma dessas funcionalidades, listamos as suas características abaixo:

1. Passar informações relevantes

Para o seu público-alvo é muito importante que as informações sejam passadas com bastante clareza e objetividade. Utilizando o QR Code essa função pode ser feita de maneira simples e prática. 

Ao ter impresso o código na sua embalagem, você poderá oferecer para os consumidores informações de extrema relevância, como:

  • tabela nutricional de produtos alimentícios;
  • contatos da marca, como telefone, redes sociais e endereço;
  • formas de uso de produto por meio de vídeos;
  • catálogo de produtos.

Com esses dados presentes no QR Code, fica mais fácil dos consumidores entrarem em contato novamente com sua marca e, até mesmo, utilizarem aquela embalagem para fazer novas compras. 

2. Gestão e controle de estoque

Gerenciar e fazer o controle de estoque por meio do QR Code também é uma das opções mais efetivas deste código. 

Para isso, é necessário fazer o cadastro dos produtos dentro de um banco de dados da sua escolha, através do Qr Code 

Com isso, você poderá encontrar os produtos com mais facilidade e saber qual a quantidade ainda tem em estoque. Além disso, será possível evitar falhas nas entregas, facilitando o rastreamento dos produtos. 

3. Otimização da experiência com o cliente

A experiência do cliente é um dos fatores que mais influenciam na fidelização da sua marca. Portanto, é necessário ter em mente os aspectos que podem tornar os consumidores satisfeitos e felizes com os produtos. 

Uma das possibilidades é utilizar o QR Code da maneira correta, pensando sempre em como o consumidor está visualizando a sua marca.

Imagine que você é um consumidor de marmita fitness e o seu pedido chegou errado na sua residência. Neste momento, você precisará entrar em contato novamente com o comércio pedindo a troca do seu pedido. 

Uma solução rápida e eficiente seria colocar um QR Code na embalagem, direcionando o consumidor ao WhatsApp da loja, facilitando o atendimento e evitando que o cliente se sinta ainda mais aborrecido com o acontecimento. 

Percebeu como o QR Code em embalagens pode ser uma ótima solução para o seu negócio? Para saber mais sobre esse assunto, leia o artigo: Tipos de Embalagens —  Confira as melhores para o seu negócio!

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