Embalagens Para Bolo — Quais Os Modelos Mais Indicados Para Cada Tipo De Bolo?

embalagem para bolo

Bolos são alimentos bastante frágeis que podem se desfazer com certa facilidade. Por isso, a forma como eles são armazenados é um ponto que merece bastante atenção, e as embalagens para bolo servem exatamente para protegê-los tanto em um possível deslocamento quanto em uma exposição no balcão.

Mas, além disso, a embalagem também faz parte do produto. Ela chama a atenção, seja pelo cuidado com a forma como foi embalada ou pela personalização. 

Escolher a embalagem correta faz toda a diferença para o seu negócio! Se você quer saber os principais modelos e qual é o mais ideal para os bolos que faz, continue lendo este artigo. 

Tipos de embalagens para bolo 

A seguir, conheça os tipos de embalagens para bolo e suas particularidades para identificar quais são as ideais para as receitas que você faz e vende. 

Embalagem de plástico

As embalagens de plástico são as mais comuns para bolo. Normalmente, têm formato circular, mas também podem ser encontradas em formas retangulares. 

Esse tipo de embalagem é ideal para aqueles estabelecimentos que precisam exibir os produtos em balcões ou vitrines. O plástico protege o alimento de interferências externas, mas ainda permite que o consumidor veja o bolo, valorizando a estética. 

Por este motivo, as embalagens de plástico para bolo podem ser ideais para aqueles que têm grande apelo visual, como o naked ou os mais confeitados. 

A outra vantagem dessa embalagem é a resistência. Portanto, ela pode ser deslocada com mais facilidade, sendo muito utilizada para delivery. A base de plástico mais grossa e as laterais cobertas evitam que o bolo fique “solto”. 

Além disso, ela facilita bastante o consumo. Basta retirar a tampa que protege o bolo para cortá-lo na embalagem mesmo. Isso é ótimo principalmente para aqueles produtos que levam recheio e coberturas mais generosas, como o bolo tsunami e o vulcão, pois eles não precisarão ser movidos de lugar, evitando bagunça.  

Embalagem de papelão

As embalagens de papelão para bolos são mais recomendadas para negócios que não precisam exibir os produtos ou que fazem entrega sob encomenda, pois, nestes casos, não é necessário que o consumidor veja o bolo pronto para comprar. 

Sendo assim, as principais funções dessa embalagem é proteger o alimento e facilitar o transporte, minimizando o movimento do bolo dentro da caixa. São indicadas para bolos maiores (tanto em largura quanto em altura), com bastante recheio e confeitados ou enfeitados. 

As caixas mais altas cobrem o doce inteiro e ainda deixam um espaço de sobra em cima para os topos de bolo ou confeitos. Geralmente são usadas para embalar bolos de festas de aniversário, chá de bebê ou outras comemorações. 

Além disso, elas também são uma boa oportunidade para fazer publicidade e reforçar a sua marca. 

Na hora da entrega, você pode aproveitar a superfície para colocar sua logo, telefone ou QRCode na embalagem levando para o site ou a página no Instagram onde expõe seus produtos. Desse modo, você demonstra cuidado e profissionalismo com a entrega do produto. 

As embalagens de papelão são mais comuns nos formatos retangulares e quadrados. 

Embalagem de isopor 

Geralmente essa embalagem tem uma base de isopor e o bolo é coberto por uma tampa de plástico ou enrolado com papel plástico. Ela não é muito resistente, mas, para a sua finalidade, não precisa ser.

A função das embalagens de isopor é somente proteger o alimento por um período curto de tempo e para um deslocamento pequeno. 

Por isso, é ideal para vender pedaços de bolo separados, que serão consumidos de uma vez e não inteiro. Afinal, ela nem aguenta muito peso também. 

Como a pessoa vai consumir o bolo na embalagem mesmo, ela serve para aqueles modelos mais recheados e com bastante cobertura. 

Embalagem de papel 

O tipo de papel usado nessa embalagem é mais grosso e resistente. Entretanto, ela não aguenta muito peso ou movimento. Assim como a de isopor, sua função é proteger o bolo por um curto período de tempo ou por uma distância pequena. Por isso, ela também é ideal para bolos pequenos, principalmente do tipo inglês. 

O grande diferencial da fôrma de papel é que ela suporta até 200ºC. Por isso, ela é muito utilizada na confecção de bolos caseiros, que já podem ser preparados na embalagem final. 

Embalagem de papel laminado 

A embalagem de papel laminado oferece mais proteção ao bolo do que a de papel. Ela evita a passagem de luz, odores e umidade. Sendo assim, permite um deslocamento maior, porque preserva melhor a estrutura do alimento. 

Esse tipo de embalagem é ideal para fatias de bolos que não tenham muito recheio ou cobertura. O papel laminado é bem fino e eles poderiam vazar facilmente. Geralmente, ela é utilizada para bolos gelados, porque preserva a temperatura por mais tempo.  

Embalagem para bolo de pote

É muito comum encontrar dois tipos de embalagem para bolos de pote: de plástico ou de vidro. 

A vantagem de ambas é que elas podem ser reutilizadas pelo seu consumidor final, dando excelentes potinhos para armazenar alimentos e temperos em casa.  

Quando for embalar o bolo de pote, vale usar a criatividade para enfeitar de acordo com a ocasião ou com a sua marca. Aproveite para customizar as embalagens com tecidos, papéis, adesivos ou fitas. Esse cuidado encanta os clientes. 

Onde comprar embalagens para bolo?

Chegou a hora de colocar tudo o que aprendeu neste texto em prática! 

No site da Plasul Embalagens você encontra todos esses tipos de embalagens para bolo e o que mais precisar para que a sua entrega seja ainda melhor e mais especial. Faça já o seu pedido!

Assine nossa newsletter para receber novidades
[gravityform id="1" title="false" description="false"]