Delivery — Transformações de 2021 nos aplicativos de entrega

delivery

A pandemia de Covid-19 fez com que a maioria dos comércios adotassem o delivery como alternativa para manter o negócio. Já que abrir para o público presencial não era uma opção, a entrega por aplicativo foi a principal maneira de não fechar as portas.

 

A experiência do cliente precisou ser adaptada, mesmo com algumas flexibilizações em determinadas cidades, ainda assim, os aplicativos de delivery cresceram e se tornaram uma peça fundamental para os empreendedores e consumidores. Confira mais detalhes neste artigo! 

 

O mercado de delivery em 2021

 

Os donos de restaurantes, lanchonetes, padarias e qualquer outro tipo de estabelecimento que oferece produtos para os clientes, tiveram que se adaptar para o formato de delivery. Por meio de um app, as pessoas fazem o pedido e esperam a encomenda chegar em suas casas. 

 

Esse método já existia antes, claro, mas se tornou essencial para evitar aglomerações. Mas para passar por essa transformação, mesmo que tenha sido uma necessidade que surgiu inesperadamente, ainda assim precisa de planejamento, criatividade, paciência e disposição. 

 

Segundo a Statista, organização especialista em dados de mercado e consumidores, no ano passado, o Brasil é principal país no segmento de delivery na América Latina, sendo responsável por 48,77%, ou seja, quase metade do mercado. Esses números só tendem a crescer em 2021, com uma estimativa de US$ 6,3 trilhões do delivery mundial até dezembro. 

 

Assim fica comprovado que esse modelo de negócio é extremamente promissor. Portanto, se o seu estabelecimento não disponibiliza esse tipo de serviço, provavelmente está perdendo dinheiro. 

 

Como aplicar um bom sistema de delivery?

Você pode estar se questionando sobre como começar a oferecer esse serviço ou então como melhorar a qualidade do delivery da sua empresa. Por isso, a seguir, reunimos algumas dicas úteis para conquistar mais clientes dessa forma. 

 

A confiança fideliza os clientes

 

O delivery é uma ótima forma de fidelizar clientes. Para isso, você pode usar os aplicativos de entrega como iFood, UberEats, Rappi, entre outros, e oferecer condições especiais e entregar tudo no tempo certinho. Isso vai te ajudar a conquistar consumidores leais que consequentemente podem te indicar para outras pessoas que também se tornarão clientes.  

 

A tendência para o delivery em 2021 é manter esse tipo de cliente leal, pois o custo dele é menor para a empresa se comparado ao investimento para atrair um novo. 

 

A forma de estabelecer uma confiança do cliente em seu negócio é sempre oferecendo um produto de qualidade e boa entrega. Isso significa que você deve se planejar para evitar atrasos na entrega, usar os melhores ingredientes ou materiais no seu produto e pensar em estratégias de fidelização como: 

 

  • cupons de desconto;
  • cupons de fidelidade – exemplo: “a cada 3 pedidos, você ganha R$ 20,00 de desconto”;
  • embalagens de qualidade e personalizadas para encantar os clientes. Por exemplo: enviar pedidos de sushi em barcas de plástico chama bem mais atenção do que em uma embalagem comum;
  • embalagens sustentáveis para demonstrar preocupação com o meio ambiente;
  • aproveitar datas comemorativas para criar promoções exclusivas;
  • enviar brindes a cada determinado valor gasto em produtos – exemplo: ganhar uma sobremesa;
  • frete grátis;
  • bônus para quem está fazendo a primeira compra;
  • entre outras.

 

Além disso, é essencial pedir feedback para os clientes, sejam eles positivos ou negativos. Os elogios vão te ajudar a ter uma boa imagem e passar confiança para os novos compradores. Já as críticas podem ser construtivas e auxiliar você a melhorar a qualidade dos serviços.

 

Uso das redes sociais

 

Apesar dos aplicativos de delivery serem a principal forma de os clientes realizarem os pedidos, há também uma crescente demanda vinda das redes sociais. O WhatsApp, por exemplo, é uma tendência muito forte. Vários deliverys de comida preferem utilizá-lo para vender para o cliente.

 

Quer saber mais? Veja 7 dicas de Como Vender Por Whatsapp!

 

O Instagram e o Facebook também são canais relevantes para trabalhar a divulgação do seu negócio. Investir nessa comunicação é essencial.

 

Escolha a melhor plataforma de delivery para o seu negócio

 

Existem diversos meios para o seu restaurante, doceria, hamburgueria e afins, escolher como aplicativo de delivery. Você pode fazer essa integração através do:

 

  • iFood;
  • Uber Eats;
  • Delivery Direto;
  • Neemo;
  • Accon;
  • Rappi,
  • etc.

 

Analise bem os benefícios e desvantagens de cada opção, as taxas que cobram em cima dos pedidos, a visibilidade e confiança que trará para o seu estabelecimento, as facilidades tanto para você como dono do restaurante quanto para o consumidor. 

 

Afinal, um aplicativo que oferece cupom para primeiras compras pode ajudar se o seu negócio for novo, pois isso chama mais a atenção do cliente, que pode considerar comprar de você, mesmo ainda não conhecendo a empresa. 

 

Mas há também a possibilidade de criar o seu próprio app ou site de delivery. Isso te ajudará a ter mais autonomia, porém tenha certeza da qualidade e segurança da plataforma. 

 

Gostou das dicas? Para aumentar mais as vendas e entregas, leia também o artigo sobre Como Fazer Propaganda de Delivery nas Redes Sociais

Assine nossa newsletter para receber novidades
[gravityform id="1" title="false" description="false"]