Muitos segmentos estão sendo impactados pela crise econômica que o mundo atravessa por conta da pandemia da covid-19, mas, ainda assim, empreender na área de alimentos é uma excelente opção para quem quer ter seu próprio negócio.
O motivo é simples: mesmo com a situação atual, o setor alimentício continua crescendo exponencialmente, colaborando para que mercados e restaurantes (especialmente os que oferecem serviço delivery) continuem tendo alta lucratividade.
Então, para que você tenha boas ideias para iniciar no segmento, continue a leitura deste conteúdo.
O que você deve saber para empreender na área de alimentos
Antes de empreender na área de alimentos, você deve ter conhecimento sobre:
- o mercado em que irá atuar;
- formas de divulgar seu serviço;
- quais são seus principais concorrentes;
- como se diferenciar no mercado;
- estudar e seguir as legislações aplicadas pela ANVISA.
Outro ponto importante é contar com bons fornecedores de utensílios básicos, embalagens e alimentos.
Com tudo isso resolvido, é possível iniciar seu negócio com maior segurança e realizar ações mais assertivas, fazendo valer a pena o investimento.
Ideias para empreender na área de alimentos
Agora que você já conhece algumas especificidades do mercado de alimentos, saiba quais são as melhores ideias para iniciar seu negócio!
Alimentos congelados
Devido ao dinamismo presente na rotina das pessoas, elas buscam por praticidade e rapidez na hora de se alimentar, e alimentos congelados costumam ser uma opção.
Lembrando que a comida congelada pode atender clientes com diferentes hábitos, servindo tanto para aqueles que querem se alimentar de forma saudável (com as chamadas marmitas fit) quanto os que querem apenas facilidade no dia a dia.
Delivery de bebidas
Mais uma ideia que está super em alta no mercado, o delivery de bebidas é uma boa opção para empreender na área de alimentos.
Geralmente, adegas e restaurantes fazem as entregas por meio do cadastramento em aplicativos de delivery, mas você também pode criar o seu ou vender pelo WhastApp.
Doces
Este é mais um tipo de empreendimento na área dos alimentos que cresceu muito. Afinal, quem não comeu bolo de pote ou comprou um brigadeiro gigante nos últimos anos, não é mesmo?
O interessante é que você pode criar uma “fábrica de doces” em sua casa mesmo, já que não é necessário uma estrutura complexa para prepará-los.
Com um forno, batedeira, liquidificador, geladeira e embalagens apropriadas você consegue dar início imediato ao seu empreendimento.
Comida vegana
Mais pessoas aderem ao veganismo a cada dia que passa, estilo de vida em que não se consome nada de origem animal e prioriza uma alimentação mais natural e saudável.
Assim, com o movimento cada vez mais popular, restaurantes veganos estão se tornando bons investimentos para atender esse público.
Aqui, o grande desafio é conhecer profundamente o perfil dos consumidores, além de criar um cardápio de acordo com a temática do restaurante.
Pelo fato do vegano não consumir nada produzido a partir de animais, o seu empreendimento deve trabalhar com alimentos especializados. Alguns exemplos são:
- leite de amêndoas;
- soja;
- tofu;
- massa integrais.
Hamburgueria
Hambúrguer é uma paixão global e a procura por ele é sempre alta.
O “smash burger”, aquele prensado na chapa e muito famoso, ainda é querido por bastante gente, porém o hambúrguer gourmet vem ganhando adeptos!
O gourmet é feito manualmente e tem uma seleção especial dos alimentos utilizados, sendo procurado por pessoas que buscam um lanche “menos artificial”.
Porém, nada impede sua hamburgueria de fazer os dois tipos citados e ter ainda mais clientes.
Delivery de marmitas
As chamadas “quentinhas” são populares desde que o mundo é mundo, e ainda continuam sendo um ótimo investimento para quem quer empreender na área de alimentos.
A marmita pode ser feita em casa, sem grandes especificações técnicas, e costuma ter em seu conteúdo alimentos do dia a dia.
Com um delivery rápido, suas marmitas podem ser um ótimo negócio, já que a falta de público dificilmente será uma barreira.
Comida japonesa
A comida japonesa tornou-se muito querida pelos brasileiros nos últimos anos, e a procura por sushis e temakis tem sido muito alta.
O delivery de sushi é uma opção viável para começar o seu negócio, levando em consideração o custo de manter um restaurante e também a pandemia.
Outra dica é cadastrar o seu delivery em um aplicativo de entregas, assim você não precisa investir altos valores em divulgação para atrair clientes.
Pizzaria
Assim como o hambúrguer, a pizza é amada em todo o mundo, está sempre em alta e presente na mesa dos brasileiros.
Ao começar, você não precisa criar uma grande estrutura e tampouco ter um restaurante. Basta alugar um espaço (que pode ser pequeno) com forno a lenha e trabalhar apenas com o serviço de entregas.
Gostou das ideias listadas e está com tudo pronto para empreender na área de alimentos? Então acesse o site da Plasul e descubra como nós podemos ajudar seu negócio com as embalagens ideais para cada tipo de alimento!